segunda-feira, junho 20, 2011

Clarence Clemons (1942-2011)

Share
Quem viu Bruce Springsteen com a E Street Band, ao vivo, algo que nunca esquecerá é aquele homem grande ( a sua alcunha era "big man"), com um impressionante porte atlético, sempre sorridente e em constante interacção perfomativa com o "Boss".

Clarence Clemons conheceu Bruce Springsteen em 1971, num bar em Ashbury Park, no estado de Nova Jérsia, onde os dois residiam. Por essa altura, como Clemons, Springsteen era apenas um músico em dificuldades a tentar ganhar o seu dia-a-dia . Para Clemons, longe estavam os dias de glória  como promissor jogador de futebol americano, carreira que teve de abandonar devido a uma lesão.

Em 1972, Clemons é um dos músicos de estúdio da estreia fonográfica de Bruce Springsteen, "Greetings From Asbury Park "  e faz parte da banda que acompanhava Springsteen, em 1973, os E Street Shuffle que, a partir de 1974, com outra formação, passaram a designar-se como os E Street Band (Clarence Clemons, Danny Federici, Garry Tallent, Max Weiberg, Roy Bittan, Steve Van Zandt).

Clemons teve uma carreira a solo que gerou sete discos, dois dos quais ao vivo. No entanto, "Hero", de 1985, foi o que teve melhor aceitação pela crítica e o seu maior sucesso, tendo sido o single"You´re A Friend of Mine", um tema da dupla Jeffrey Cohen e Narada Walden, com a participação de Jackson Browne, o maior sucesso da carreira a solo de Clemons.

Clemons só deixou a E Street Band em 1989 porque Sprinsgsteen desejou acabar com o grupo que o acompanhava,  tendo regressado a ele  quando Springsteen voltou a reformá-lo.

Durante o seu trabalho com Bruce Springsteen, Clemons participou em hits como "Badlands", "Born To Run", "Dancing in the Dark", "Jungleland" ou "Thunder Road".

Para além da sua carreira a solo e com os E Street Band, Clemons também foi músico de estúdio para outros artistas como Aretha Franklin, The Grateful Dead, The Four Tops, Jackson Browne, Lady Gaga, Roy Orbinson.

Clemons teve uma pequena carreira como actor, tendo participado, em 1977, no filme de Scorcese "New York, New York", e, pontualmente, em outras séries de televisão como "Different Strokes", "The Wire" ou "The Simpsons".

Clarence Clemons faleceu este fim-de-semana, depois de ter sofrido um AVC no dia 12 e de, após uma aparente recuperação do seu estado de saúde, o mesmo ter-se complicado abruptamente.