segunda-feira, julho 19, 2010

Hank Cochran (1935 - 2010)

Share
Faleceu, na passada quinta-feira, dia 15, Hank Cochran (Garland Perry Cochran) depois de lutar contra um cancro no pâncreas durante dois anos.

Hank Cochran foi um dos grandes compositores do country tendo escrito hits para uma diversidade de nomes, de Patsy Cline a Loretta Lynn. Teve uma muito bem sucedida carreira a solo também com diversos sucessos e foi nomeado para a Nashville Songwriters Hall of Fame em meados dos anos 70. Ele foi também o responsável por arranjar um contrato discográfico para um jovem chamado Willie Nelson para quem também compôs. Bob Dylan é também um dos seus admiradores tocando, por vezes, temas de Cochran nos seus espectáculos.

Dos mais emblemáticos êxitos conhecidos globalmente e não restritos apenas aos apreciadores da música country, estão "I Fall To Pieces", que foi número um nos EUA, e "She´s Got You", ambos interpretados pela, então, jovem Patsy Cline e que chegaram, respectivamente, ao 12º e 14ª lugares do top 100 da Billboard quando froam editados, em 1960 e 1961. Uma versão de "She´s Got You" apareceu em "Jukebox" de Cat Power.

Patsy Cline - "I Fall to Pieces"


Patsy Cline - "She´s Got You"



Cat Power - "She´s Got You"