segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Doug Fieger (The Knack) (1952-2010)

Share
Após anos de luta contra um cancro, faleceu ontem Doug Fieger, mais conhecido como fundador, vocalista e guitarrista dos The Knack, banda de Los Angeles.

Doug Fieger iniciou-se no pop-rock ainda no liceu, fundando os Sky, banda que chegou a fazer primeiras partes dos Traffic, e a ter contactos pessoais com alguns dos nomes mais importantes do pop-rock, do final dos anos sessenta e início dos anos setenta. Os Sky mudaram-se para Londres, gravaram dois discos, um deles nos mesmos estúdios que os Rolling Stones estavam a gravar. No entanto, êxito nunca foi palavra que chegasse ao "céu" e acabou por ditar o seu fim. Doug Fieger, durante a vida dos Sky, tocou nos The Sunset Bombers.

Em 1971, Doug Fieger conheceu Bruce Gary (bateria) e começou a desenhar-se o caminho para um novo projecto. Finalmente, em 1973, tudo estava encaminhado para uma nova formação, Doug Fieger contando então com, para além de Bruce Gary, Berton Averre (guitarra) e Prescott Niles (baixo), nascendo assim os The Knack.

Os Knack tiveram dois períodos de vida, um que findou em 1982/3, depois do falhanço de sucesso do seu terceiro disco, "Round Trip", editado em 1983, e outro que se inciou em 1991 com o disco "Serious Fun", sem a presença de Bruce Gary. No entanto, Gary regressou à banda em "Zoom", de 1998. "Normal As The Next Guy", disco de 2001, marcou a saida, sem regresso anunciado, de Bruce Gary. Seguiram-se as edições de um disco ao vivo e uma reedição de "Zoom". Infelizmente, a segunda vida dos Knack nunca foi muito para além dos E.U.A., apesar de "Zoom" ser um dos melhores discos da carreira da banda que é recordada, por tudo o mundo, por apenas a canção "My Sharona", do disco de 1979, "Get The Knack".








A melhor coreografia para "My Sharona (do filme "Reality Bites").