domingo, dezembro 27, 2009

Vic Chesnutt (1964-2009)

Share
Vic Chesnutt era um dos mais importantes compositores contemporâneos do pop-rock norte-americano, dado a conhecer ao mundo pelo melómano e "vizinho" de Athens, Georgia, Michael Stipe(Stipe lembra Vic Chesnutt na NPR). Foi o vocalista dos R.E.M. que produziu os seus primeiros dois discos, Little (1990) e West of Rome (1991). Michael Stipe ainda viria a emprestar a voz a um tema do quarto disco de Chesnutt, "Is The Actor Happy?" (1995) mas só após a segunda compilação "Sweet Relief II", feita de versões de temas de Chesnutt por diversos artistas, entre os quais Madonna com Joe Henry, os Cracker, os Sparklehorse, os REM, ou os Soul Asylum, é que Chesnutt se tornou um artista visível para além do circuito alternativo tendo isso sido reflectido na atenção que teve "About To Choke", lançado três meses depois de "Sweet Relief II". Dois anos depois, para a sua história musical, em disco, sobre um vendedor, "The Salesman and Bernardette", Vic Chesnutt convida os seus amigos Lambchop para gravarem consigo. Dois discos depois, em "Ghetto Bells" (2005), Vic Chesnutt tem a tocar consigo dois grandes, Bill Frisell e Van Dyke Parks. Em 2006 fez parte e andou em digressão com o projecto The Undertow Orchestra, do qal faziam parte, além de Chesnutt, David Bazan (Headphones e Pedro The Lion), Will Johnson (Centro-Matic), e Mark Eitzel (American Music Club). Em 2007, em "North Star Deserter", trabalhou com Bruce Cawdron (Godspeed! You Black Emperor), Guy Picciotto (Fugazi) e com a Thee Silver Mt. Zion Memorial Orchestra, que voltaria a acompanhá-lo no primeiro disco deste ano, "At The Cut". "Skitter on Take-Off", também de 2009, sucedeu a "At The Cut" e foi produzido por Jonathan Richman.

Vic Chesnutt, paraplégico desde os dezoito anos, devido a um acidente de viação, sofria de depressão e decidiu pôr termo à sua vida, com uma overdose de medicamentos, no dia 24 de Dezembro. Sobreviveram a Chesnutt a sua esposa, Tina, e uma talentosa obra de catorze discos reconhecida por alguns dos maiores e mais importantes músicos e compositores do actual pop/rock.

---------------------------------------------------

Vic Chesnutt para um programa de televisão canadiano de música ao vivo, "The Neighbors Dog", gravado em pequenos locais, e emitido em exclusivo para Saskatchewan, uma província canadiana que faz fronteira, a sul, com os estados, dos EUA, do Dakota do Norte e Montana.



Vic Chesnutt (ao vivo em Novembro a tocar um tema de "Chain" do seu recente disco "At The Cut")


Elf Power com Vic Chesnutt - "Everybody Hurts"


Vic Chesnutt - "Band Camp"


Undertow Orchestra