sexta-feira, junho 22, 2007

Dórádinhos

Share


Anda por aí, na Worten, esta compilação de quinze vídeos de Suzanne Vega da colecção "Gold Collection", da Universal, por apenas 12 euros. Da mesma série, vi à venda edições dos Inxs, Tears for Fears, The Mission, Kool & the Gang, Cranberries, e Lighthouse Family. Há, no entanto, ainda Julian Cope/Teardrop Explodes, Therapy?, The Christians, Del Amitri, Soul Supreme, Island Life, UK OK, Shed Seven, mas não na loja que visitei e, não faço ideia, se em Portugal estão a ser distribuidos.

Estas edições podem interessar a alguns por os temas poderem ser ouvidos em Dolby Digital 5.1 Surround Sound, apesar do tratamento, como seria de esperar, ser de um falso 5.1, em que se ouve mais eco, nos canais de trás, dos canais da frente, do que propriamente canais independentes. Ainda assim, é bom para quem não se quer limitar ás duas colunas frontais. No entanto, há um aspecto que gostaria de destacar.

Uma das possibilidades destes vídeos é, ao longo do decorrer do vídeo, podermos ir lendo informações sobre as gravações do tema ou do disco, a que o vídeo se refere, assim como dados biográficos sobre o artista. É aqui que a porca torce o rabo. Quando escolhemos a opção "Golden nuggets", em "português", e nos aparecem, nos "pop-ups", palavras nos textos como "paradas" (tops), "adotou", "se mudou", "trilha", "tocador de teclado", "mixada", "no comercial", etc.

Infelizmente, o formato da imagem é também apenas de 4:3. Por isso, o vídeo que vão ver terá sempre o formato de um quadrado.