quinta-feira, agosto 31, 2006

Sporting - Aniversário a Vermelho

Share

"Considerando que as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de nações civilizadas, e bem assim que semelhantes espectáculos servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade, e desejando eu remover todas as causas que podem impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa: hei por bem decretar que ora em diante fiquem proibidas em todo Reino as corridas de touros."
Decreto de 1836 de D. Maria II, Rainha de Portugal


Infelizmente, talvez o facto de muitas das pessoas mais conhecidas e "ilustres" de Portugal serem fãs de tourada seja também o boneco do que é, na sua maioria, esta sociedade portuguesa em 2006.

E há forma melhor de comemorar os 100 anos do Sporting do que com uma tourada? Terá, certamente, cobertura no programa sobre tauromaquia, na Dois, do nosso serviço público e, quem sabe, na tv Moranguinha, do tio Zé Eduardo, pois, como sabem, calças vermelhas, dívidas na mercearia, cigarro na boca, foie-gras ao sábado (nem que seja de sardinha), ir à igreja ao Domingo, não pagar à empregada ucraniana (que são todas umas vigaristas), e ser monárquico e aclamar o nosso Tio Rei D. Duarte, fingir que o Bernardinho gosta de meninas (ele, coitado, até é bom rapaz mas deu para gostar de homens, e a família até já nem sabe se foi lá no grupo de forcados e até já o mandou para uma clínica de desintoxicação em Espanha para ver se aquilo lhe passava), faz-nos distinguir dessa gentinha que não vai fazer abortos a Espanha e que, ainda para mais, não gosta de touradas.

Que triste, para tantos sportinguistas que não apreciam touradas e acham este um "espectáculo" primitivo, violento e de tortura. No entanto, por outro lado, é triste ter que referir que, para além do presidente do Sporting, um confesso aficionado, há outros tantos ilustres e distintos sportinguistas que também o são, como o ex-Presidente Jorge Sampaio, Joaquim Bastinhas (é claro), entre muitos outros.

Infelizmente, constato também que, gostar de tourada, está ligado, estupidamente, a uma determinada gente que se diz de direita, apesar de nem saberem o que é isso de ser de direita, mas seguem a cartilha das mentes "brilhantes de direita" que, além dos ingredientes já citados, ainda cabe uma determinada água colónia, ser pró-Bush, fumar charutos cubanos.

E os que pensam que por ter escrito isto sobre a direita não pensem que acho a esquerda mais iluminada, quanto a esta questão. Não. A esquerda da CDU, do BE e do PS, é cobarde porque os votos são mais importantes que os valores de um país evoluído. Por isso, a opinião desta esquerda é não ter opinião e achincalhar aqueles que a têm ao contrário. Recordemos a postura do PS quanto aos seus deputados que tentaram tudo contra os touros de morte, no célebre e triste episódio novelistico de Barrancos, que durou durante vários anos e com diferentes forças políticas no governo, onde se matam novilhos, selvaticamente, todos os anos. Espero que a ASAE passe também a fiscalizar a pente fino estas manifestações da "tradição" com abates ilegais.

Sim, vivemos num país pobre e aqueles posters de touradas, colados nos muros logo à saida do aeroporto de Lisboa, recordam os turistas que somos um país de bravos...cobardes onde há quem aprecie a tortura pública de animais.

Viva o Sporting, que não podia ter uma comemoração mais vermelha. De SANGUE! De VERGONHA
!